segunda-feira, 2 de maio de 2011

1 de maio

1 de maio é um dia cheio de marcas nas memórias dos brasileiros... Foi nesse dia que houve um atentado a bomba no Rio Centro, em 1981, durante a Ditadura Militar. Foi em um domingo, 1 de Maio, que os brasileiros assistiram perplexos ao fim de uma careira brilhante, ao adeus a um ídolo verde-amarelo, em um acidente em uma corrida de fórmula 1... O impressionante é que muito não sabem do 1 fato, mas a maioria de nós, que em 1994 tinha idade suficiente para se lembrar com clareza de alguma coisa, sabe até o que estava fazendo quando Ayrton Senna bateu em um muro a mais de 200km/h.
Depois de 1994, o amor de nosso povo por esse esporte fascinante que é a Fórmula 1 foi deixado de lado. Até hj, ninguém fala em assistir corridas sem se lembrar do homem-menino de feitos históricos e uma humildade cativante. Até hj, a maior expectativa para a fórmula 1 é a de que o sobrinho de Ayrton, Bruno Senna continue o legado do tio, com o mesmo talento outrora visto.
Um outro bom motivo para lembrarmos do Dia do Trabalho aqui no Brasil é simples: é feriado. E quem nesse país não gosta de feriado? Temos shows na Quinta da Boa Vista, ações sociais que permitem tirar documentos, se inscrever em empregos. Enfim, dia de fazer o que não se faz o resto do ano ou pior, o que se faz todos os dias.
Mas , o dia d trabalho foi elevado mundialmente. Dia 01 de maio é o dia da morte de um dos terroristas mais procurados nessa esfera azul, que é nosso planeta. Ontem a noite americanos anunciaram a morte de Osama Bin Laden. O mundo esqueceu sua humanidade,esqueceu a beatificação de João Paulo II, o casamento real, ocorrido dias antes e, pasmem: a final do campeonato estadual do RJ, em que o Flamengo foi campeão em cima de seu arquinimigo Vasco da Gama!!!! Ontem, deixando td que nos torna humanos de lado, comemoramos a morte de uma pessoa... O que isso pode trazer de bom para o mundo? Menos ataques terroristas? A concretização de que se não seguimos o que em nossa cultura é correto, devemos morrer e comemorar essas mortes? A vingança de familiares de vítimas do "11 de setembro"?
Para mim, enquanto escrevo essas palavras, essa comemoração servirá apenas para no mostrar o quanto somos falhos como individuo, espécies, comunidades...
E, após concluir as prioridades da maioria das pessoas em relação ao Dia do Trabalho, me pergunto, mudaram os trabalhadores, os eventos, ou o mundo, que a meu ver está se tornando a cada dia menos interessado em valores que nos conferem humanidade?

Nenhum comentário: