domingo, 9 de agosto de 2009

Dia dos pais...

...
(continuaçao)

O jantar passa de forma tranqüila e, ele não entende o que era tão importante de se dizer e, mesmo assim não ousa atrapalhar aquele momento. Eles conversam bastante e, falam de momentos vividos, de planos futuros, de uma viagem que está próxima. Ele realmente se deleita com aquele momento e, sabe que ficara em sua lembrança. As a sobremesa acaba e, não resta nada a fazer senão caminhar um pouco na ciclovia, tentando estender o tempo que passam juntos.
Os quatro sentam-se olhando o mar e, ela diz a ele que precisa lhe falar. Ele sabe que o momento que tanto teme está prestes a acontecer e, sugere que passeiem um pouquinho enquanto conversam. A conversa começa com assuntos leves, passa por lembranças daqueles momentos tão marcantes e, chega aos planos mais pessoais para o futuro.
De repente, ela se lembra que tem um embrulho na bolsa e entrega a ele. Ele abre o presente mais que depressa e sorri ao ver o que é. Em suas mãos, um porta-retratos prateado, com duas fotos dos dois. A primeira mostra a imagem que primeiro veio em sua memória: os dois na praia há muitos anos. A segunda é recente e mostra a felicidade de ambos na comemoração do ultimo natal. Nas duas fotos, a mulher que jantou com eles aparece e, tão feliz quanto os dois, sorri.
De repente ele se dá conta que aquela menininha é agora uma mulher e, quase se esquece de abrir o envelope de papel que veio junto com o porta-retratos. Fica um segundo absorto em pensamentos, até que a voz mais doce que ele conhece o traz de volta perguntando:
- Não vai abrir o envelope?
- Ah! O envelope...
Ele o tinha esquecido. Ele a olha ternamente e abre o envelope. Ali está a notícia que ela tanto queria dar a ele. Dentro do envelope um papel que se parece com o resultado de um exame. Ele abre calmamente o exame e o lê.
De repente, seus olhos se inundam, e ele não consegue esconder as malditas lágrimas. Ela imediatamente o abraça, acaricia sua nuca e sussurra em seu ouvido:
- Feliz Dia dos Pais.
Mais depressa que ele pode perceber, ele está ali abraçado aquela mulher e, não deseja sair dali. É a vez dele de apertá-la com toda força. Outro turbilhão de sentimento passa em sua cabeça.
Ele tem vontade de rir, de chorar, de bater naquele maldito homem que jantou com eles e, de abraçá-lo tão forte quanto acabou de abraçá-la. Nesse instante, ele percebe que a menininha da praia realmente cresceu. Tem a certeza que fez absolutamente tudo que podia ter feito e, fica feliz com o resultado de seus esforços parado, sorrindo, ali na sua frente.
Então, ele entende que esse é o melhor dia dos pais que já passou com ela e, que ela lhe deu o presente que ele mais queria receber e, que ao mesmo tempo mais temia. Ele relê o papel do envelope, ainda está confuso. São muitas coisas pra processar nesse instante. Quando acaba de ler, olha para ela novamente e percebe que ela está ficando assustada, como se temesse o que ele dirá.
Ele sorri, toca suavemente seu ventre e, ainda chorando diz:
- Eu vou ser avô! Esse é o melhor presente que você poderia me dar...
Ela o abraça novamente e, também chorando diz:
- Eu te amo, papai! Tenho certeza que será o melhor avô do mundo... Afinal, basta repetir o que fez comigo.
Os dois sorriem e, de mãos dadas voltam a encontrar o homem e a mulher que os acompanharam naquela noite e, que estão tão eufóricos quanto eles com essa notícia maravilhosa.
Ele deixa a raiva de lado e dá um abraço apertado no homem ali mesmo, na frente das duas. Afinal, ele agora não é mais o ladrão de sua filha, mas o pai de seu neto.
Sua esposa, orgulhosa para ao seu lado, lhe dá as mãos e, assim os dois ficam ali, olhando o mar e, planejando o futuro, enquanto lembram o passado...


******

Obviamente esse é um texto de ficção. E, como hoje meu querido pai não está aqui, para receber meu abraço, meu presente, meu carinho, aproveito para dizer que não o esqueci e, que a cada dia ele está presente, das mais variadas formas possíveis... Como diz a letra de uma das músicas que mais gosto: Pai, "Você faz parte desse caminho, que hoje eu sigo em paz..."
Bjks e bom domingo a todos!

Um comentário:

Froman disse...

So para constar...
Pq eu acho q ficou subtendido demais...
A paixão da menininha era pelo mar...